Amazon Best Sellers Rank: Tudo o que você precisa saber em 2023

O marketplace da Amazon nos EUA possui centenas de milhões de produtos listados em mais de 30 categorias.

E embora esses números possam parecer incríveis, o que é ainda mais incrível é que a grande maioria dos itens disponíveis na Amazon (que fizeram uma ou mais vendas) recebe uma classificação especial chamada Best Sellers Rank (BSR).

Mas o que é o Best Sellers Rank? E o que isso significa para o seu negócio de FBA da Amazon? Neste artigo, vamos nos aprofundar no que é o BSR e como entender sua função pode beneficiar seu negócio.

O que é o Amazon Best Seller Rank?

O Amazon Best Sellers Rank (BSR) é um número que quase todos os produtos do seu catálogo de milhões de produtos recebem assim que o item é vendido pelo menos uma vez. Por essa razão, o BSR é um bom indicador de quão bem um produto está vendendo atualmente na Amazon.

Então, quanto menor o BSR do produto, melhor suas vendas.

Por exemplo, um produto classificado em #1 tem vendas muito maiores do que um produto classificado em #200.000.

No entanto, o BSR se aplica apenas a como um produto vende em uma categoria específica. Em outras palavras, os produtos não têm um BSR geral, comparando suas vendas com todos os outros produtos na Amazon. 

Como muitos produtos são vendidos em várias categorias na Amazon, é possível que um item tenha mais de um BSR. Portanto, um produto na Amazon pode ter um BSR de 2.000 em Kitchen & Dining (Cozinha e Jantar), enquanto o mesmo produto pode ter um Amazon Best Sellers Rank de 20.000 quando vendido em Toys & Games (Brinquedos e Jogos).

Note: Alguns produtos na Amazon não recebem BSR. Isso é bastante comum para eletrônicos.

Como é calculado o Amazon Best Seller Rank?

Embora a Amazon não revele exatamente como o Best Sellers Rank é calculado, existem vários fatores que contribuem para isso, incluindo:

– Vendas atuais e históricas

– Mudanças de preço e promoções do produto

– Produtos concorrentes 

A maior influência do BSR são: as tendências de vendas atuais e o volume de vendas históricas, sendo o BSR atualizado a cada hora.

Por exemplo, se um produto tem 10 unidades de vendas em uma hora, mas cai para apenas uma venda na próxima hora, isso não significa que ele automaticamente cairá para um BSR que é para produtos que vendem apenas um por hora. Em vez disso, o algoritmo BSR levará em conta a velocidade das vendas em um determinado período de tempo.

Qual é a diferença entre o Amazon Best Sellers Rank e um ranking orgânico?

Uma coisa que muitos novos vendedores confundem quando começam a vender na Amazon é a diferença entre o Amazon Best Sellers Rank e o ranking orgânico.

BSR: como o produto é classificado com base nas vendas

Ranking orgânico: como o produto é classificado nas buscas da Amazon para uma determinada palavra-chave

Então, o que é o ranking orgânico na Amazon?

O ranking orgânico se refere à posição em que um produto aparece na página de resultados de pesquisa (SERP) da Amazon para uma palavra-chave específica. Já o Amazon Best Sellers Rank é uma ótima indicação da frequência mensal de vendas de um produto.

A posição do produto nas SERPs da Amazon não está relacionada ao atual Amazon Best Sellers Rank do produto. Na verdade, os produtos nas SERPs são organizados de acordo com o que a Amazon considera como os produtos mais relevantes para aquela palavra-chave de pesquisa.

Por exemplo, quando buscamos por “marshmallow roasting sticks” na Amazon, isso é o que encontramos nas SERPs:

No entanto, só porque um produto tem um ranking favorável nas SERPs da Amazon não significa necessariamente que ele terá um bom BSR também.

Na captura de tela acima, o primeiro resultado tem um BSR menor do que o segundo resultado da pesquisa.

Isso pode ser porque o produto teve melhores vendas no passado, taxas de conversão mais altas, um preço mais baixo ou até mesmo melhores avaliações.

Onde eu consigo encontrar o Amazon Best Sellers Rank em um produto?

Para encontrar o BSR de um item, vá para a página do produto na Amazon.com e role para baixo até a seção “Informações do produto”. É isso que você encontrará:

Como você pode ver, o Amazon Best Sellers Rank deste produto na categoria de Patio, Lawn & Garden (Jardim e Pátio) é atualmente #358.

Isso significa que, dos milhares de produtos na categoria de Patio, Lawn & Garden (Jardim e Pátio) da Amazon, apenas 357 vendem mais do que este item em particular. Nada mal!

O que é um bom Best Sellers Rank na Amazon?

Os Best Sellers Ranks são diferentes para cada categoria. Então, o que pode ser um Best Seller Rank “bom” para a categoria de Patio, Lawn & Garden (Jardim e Pátio), pode ser um BSR ruim na categoria de Kitchen & Dining (Cozinha e Jantar).

Embora “bom” seja subjetivo. Se o seu objetivo é vender 10 produtos por dia, ou 300 por mês, você pode usar o EMS (Estimate Month Sales) para descobrir qual seria a média de venda mensal de um determinado produto com base no BSR. 

Você pode usar o EMS – Estimador de Vendas Mensais da VAPRO Tools para determinar e escolher os produtos de acordo com a velocidade de venda mensal.

Qual é um bom BSR para Books (livros) na Amazon? 

Esta é uma pergunta muito comum e que frequentemente recebemos de vendedores na Amazon. Como mencionado acima, um BSR “bom” é subjetivo, mas darei algumas dicas sobre BSR ao vender livros.

Como a categoria de livros é muito grande, um ranking de vendas mais alto em livros pode ser muito melhor do que um ranking de vendas mais baixo em outra categoria.

Por exemplo, um ranking de 100.000 na categoria de Kitchen (cozinha) equivale apenas a cerca de 30 vendas por mês. Na categoria de Books (livros), um ranking de 100.000 de BSR representa aproximadamente 200 vendas por mês.

Ao procurar livros para vender na Amazon, sugerimos procurar livros com um BSR de 100.000 ou menos, para que vendam rapidamente.

Você também pode usar a Tabela gratuita da Escola VAPRO de Best Sellers Rank para conhecer o BSR de cada categoria. É só ir aqui em nosso site em Seller’s Tools > Tabela de BSR, e você encontrará uma tabela como essa a seguir:

A tabela de Amazon Best Sellers Rank serve como um indicador da popularidade de um produto na plataforma da Amazon. Ela é baseada nas vendas e histórico de vendas recentes do produto, e é atualizada a cada hora. Os produtos com um ranking mais baixo são os mais vendidos em sua categoria, enquanto os produtos com um ranking mais alto são menos populares ou vendidos com menos frequência. A tabela de Best Sellers Rank da Amazon pode ser útil para compradores que desejam encontrar produtos populares e de alta qualidade em sua categoria, bem como para vendedores que desejam monitorar a popularidade de seus próprios produtos e concorrentes.

Para entender a tabela de Amazon Best Sellers Rank, você primeiro precisa selecionar a categoria de interesse. A tabela é dividida em categorias, como Eletronics (eletrônicos), Books (livros) ou Clothes (roupas). Nas colunas estão os Tops (em porcentagem), quanto menor a porcentagem, mais vende o produto.

É muito comum vendedores se referirem as buscas de produtos, estabelecendo como um dos critérios, que o produto tenha o BSR menor que 3%, por exemplo.

Embora usar o BSR seja uma maneira rápida de estimar as vendas de um produto, isso não significa que terá o mesmo BSR mês após mês. Se você está fazendo pesquisas de produtos, é importante analisar os dados históricos de vendas ao decidir o que vender.

Tenho um Private Label, como posso melhorar o BSR do meu produto?

Para aumentar o seu BSR na Amazon, você precisa vender mais produtos e superar seus concorrentes! Se você estiver vendendo a mesma quantidade de produtos ou menos do que a concorrência, seu BSR não melhorará. Aqui estão quatro dicas para melhorar o seu BSR na Amazon:

1. Otimize o texto de seu listing. Se você deseja melhorar a visibilidade do seu produto nas buscas, bem como a taxa de conversão, você deve trabalhar na otimização de seu listing, usar as palavras-chave mais relevantes e ter um texto bem persuasivo.

2. Preço competitivo. Trabalhe em uma estratégia de preços adequada para seus produtos. Se você precificar de forma justa dentro da sua categoria e comparado à concorrência, isso acabará ajudando você a vender mais produtos e a aumentar seu BSR.

3. Melhore as imagens do seu listing. Como o cliente não pode ver ou tocar seu produto pessoalmente, as imagens do produto é que ajudarão a vendê-lo. Certifique-se de que suas imagens sejam de ótima qualidade e possam destacar recursos e benefícios importantes. Melhores imagens = maiores conversões = maior BSR.

4. Adicione um vídeo ao seu listing. Não apenas as imagens ajudam a vender seu produto, mas um vídeo do produto levará sua listagem a um nível completamente diferente. O vídeo aproxima mais, principalmente quando mostra uma pessoa experimentando seu produto pessoalmente.

Resumindo, o Best Sellers Rank (BSR) da Amazon é um bom indicador de quão bem um produto está vendendo atualmente na plataforma, pois é um número que quase todos os produtos recebem assim que são vendidos pelo menos uma vez. Embora o BSR seja influenciado por vários fatores, incluindo vendas atuais e históricas, mudanças de preços e produtos concorrentes, os mais significativos são as tendências de vendas atuais e o volume de vendas históricas, sendo esses fatores os determinantes para o cálculo do EMS (estimate month sales).

A Escola VAPRO é líder de educação online, dedicada a ajudar pessoas a aprenderem as habilidades necessárias para se tornarem Especialistas Amazon (VAPRO) e a aprimorarem suas habilidades em vendas na Amazon. 

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